10 novembro 2012

Animes infinitos VS Animes pequenos


E finalmente a coragem subiu pelas minhas veias! Recarreguei todo meu chakra, concentrei meu ki, afiei minha zanpakutou (kkk) e consegui começar a encarar os mais de 500 episódios de One Piece, o maior recordistas de vendas de mangás de todos os tempos, e um anime que
todos muita gente diz ser o melhor dento os “infinitos”. Como minha preguiça comanda o rumo da minha vida, nunca fui capaz de embarcar nesse navio (essa doeu em mim) mas depois de muita encheção de saco de um amigo meu e de uma vontade repentina de ver um bom shounen de batalha baixei os episódios e comecei o anime que devo levar meses pra terminar, isso se eu gostar.
Mas calma, antes que vocês comecem a arrancar os cabelos com as mãos, esse não será um post sobre One Piece, afinal é impossível fazê-lo com os 5 episódios que assisti, mas quem sabe um dia…Voltando ao motivo real desse texto…

Pensando nisso eu lembrei de uma velha questão que já discuti várias vezes com amigos: quais animes são melhores? os infinitos ou os menores, de 12, 26, 50 episódios? Me pareceu uma boa ideia para um post, e por coincidência eu criei um blog, então… o que estou esperando!?
Já reparei que a grande maioria das pessoas começaram a ver animes como Naruto, Bleach, One Piece, ou algum outro anime gigantesco, pelo menos com todos meus amigos foi assim, mas depois de um tempo a idade vem chegando, as responsabilidades e a preguiça nos impedem de ficar 17 horas por dia vendo as centenas de episódios do shinigami ruivo, e o cansaço constante acaba nos jogando para o mundo dos animes menores, com os conhecidos Death Note, Fullmetal Alchemist, Elfen Lied… todos animes de alta qualidade, e que gosto muito.
Nas discussões sobre isso sempre tinha uma pessoa que achava os animes maiores melhores e outra que preferia os menores, os argumentos costumavam ser: “é claro que os maiores são melhores, só o fato de terem tantos episódios já mostra o sucesso deles e como são bons…”, “os animes menores são bem melhores, num tem toda aquela enrolação e fillers (episódios de preenchimento, histórias criadas exclusivamente para os animes, na maioria das vezes sem relação alguma com a trama original, normalmente em arcos, eles tem o objetivo de afastar a história do anime da publicação do mangá) que sempre são um saco…”. Eu nunca consegui me decidir em qual dos dois grupos eu ficava, sempre concordava em algumas coisas com os dois lados, acho sim que os milhares de episódios conseguem contar uma história mais complexa e envolvente, com tempo para desenvolver os personagens melhor, mas na grande maioria das vezes não é isso o que acontece, em contrapartida os animes menores são mais rápidos de se ver, com histórias bem fechadas, sem muitas enrolações, tramas bem boladas, como se toda a história já estivesse sido pensada desde o começo. No fim nunca chegávamos a uma conclusão de qual era melhor, afinal não é tão fácil assim mudar a opinião de uma pessoa. Mas eu pude chegar a uma conclusão, que para mim faz bastante sentido.
Não existe uma resposta pra essa pergunta, afinal a qualidade do animes não está na quantidade de episódios, mas sim na história contada e no forma como ela é apresentada, basicamente. A diferença maior está no próprio telespectador, existem pessoas que simplesmente não consegue ficar muito tempo com o nariz colado no monitor assistindo filmes, séries, animes, ou qualquer produto audiovisual, assim como existem os que tem tempo e capacidade de ficar do momento em que acordaram até a hora de nanar na frente do computador, sobrevivendo com um balde e refeições que já vem prontas (em casos mais extremos). A questão é qual tipo de espectador você é e qual tipo de anime se encaixa melhor para a sua realidade, afinal, história boa é o que não falta em nenhum dos dois grupo.
Animes grandes ou pequenos, essa classificação se remete apenas ao número de episódios e não à qualidade, e não adianta tentar discutir buscando a resposta definitiva de qual dos dois são melhores, porque ela não existe, tudo o que podemos fazer é discutir sobre os pontos que gostamos ou não em um anime e ouvir a opinião do outro, afinal nada melhor do que uma discussão saudável sobre nossos animes preferidos num grupo de amigos, pelo simples fato de discutir, de trocar informações, experiências, e quem sabe até descobrir um novo anime para acrescentar àquela lista gigantesca que nunca diminui.
E para finalizar, uma chamada às pessoas tímidas que não comentam, vamos lá galera! É chegada a hora de declarar seu amor por uma obra animística, ou mesmo um desabafo por aquele anime que você tanto esperava e que no fim acabou te decepcionando, qualquer que seja, diga o porque e o que gosta nele, e se possível o que não gosta também, vamos fazer uma dessas discussões saudáveis que são tão prazerosas de participar, estarei aguardando com o dedo no F5, esperando o primeiro destemido a postar sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário