10 novembro 2012

Concluído: Kuroko no Basuket


Bem, tem ficado bem complicado manter o estilo de post que eu tenho acostumado a fazer por aqui, então, pensando em uma forma de trazer mais textos com mais frequência resolvi fazer sempre uma análise sobre um anime que eu tenha acabado de ver, no começo pensei em fazer isso apenas com os que me chamassem mais a atenção, mas como estou em uma fase de ver animes adoidado – mesmo que meu ritmo seja bem lento comparado a de qualquer outro humano, e de algumas outras espécies – resolvi que sempre que terminar de ver algo, ou se tiver alguma coisa entalada sobre algum anime, mesmo que não tenha o terminado, venho dizer algo sobre por aqui.
E pra começar essa nova empreitada que tal falar um pouco de um anime de esporte que eu comecei a ver semana passada? Decidi assisti-lo por uma indicação de um blog, e uma repentina vontade máscula de praticar esportes (que para alguém preguiçoso como eu é facilmente satisfeita assistindo algo relacionado a tais movimentos cansativos). Esse anime acabou me surpreendendo em alguns pontos,
mesmo que um dos motivos não tenha sido por causa do desenho diretamente bem… chega de suspense, afinal todo mundo que leu o título já sabe do que vou falar. Sim, é ele, a adaptação animada do mangá de basquete da Shonen Jump, Kuroko no Basket também conhecido como Kuroko’s Basketball.
O mangá de Kuroko ainda está sendo lançado na maior antologia de mangás do Japão, como já disse anteriormente, desde 2008, já possui 17 volumes publicados, e é escrito por Tadatoshi Fujimaki. É deixado de lado por muitas pessoas que acabam o comparando com o outro mangá de basquete de tremendo sucesso da editora, Slam Dunk, semelhança que se encerra por se tratarem do mesmo esporte, já que, pelo que dizem, ambos possuem uma abordagem muito diferente na forma como retratam o jogo.


Resumindo Kuroko no Basket é um anime de esportes, que inusitadamente fala sobre… basquete, em um mundo onde existe um colégio chamado Teiko que possuía um time composto por gênios desse esporte, conhecidos como a Geração Milagrosa esse grupo de 5 pessoas é formado por habilidosos jovens, que se destacam de forma única, cada um dos cinco possuem uma habilidade especial diferente, (habilidade pode ser substituída por poder, já que são coisas que fogem da realidade) e esses cinco jogadores reconheciam a habilidade de mais uma pessoa o jogador fantasma de Teiko e que dá o nome a série, Tetsuya Kuroko .
Depois de transcrever a abertura que vocês verão no começo de praticamente todos os episódio vamos começar! O anime tem início depois da geração milagrosa já ter se formado no colégio Teiko, e cada membro do grupo foi para uma escola diferente, o que os fará se enfrentarem nos campeonatos interescolares.
Já fazia um certo tempo que eu não via um anime de esporte, então logo no começo já fui pego de surpresa pela sensação que esse tipo de anime causa no telespectador, o sentimento de competitividade, a torcida pelo time surge instantaneamente, no momento em que o apito toca e a bola é lançada, e isso é algo que me animou muito, o que até me fez entender o porque dos fanáticos por futebol ficarem loucos em frente a TV quando tem um jogo de seu time rolando (digo isso porque eu nunca fui fã de futebol e sempre quis entender o porquê de tanta animação envolvendo o esporte). Todo esse sentimento me lembrou da época em que eu assistia The Prince of Tennis na Animax, antiga Sony Spin. O que me faz pensar que esse mérito está mais relacionado ao gênero do anime, ao fato de ser um anime de esporte, do que ao próprio anime do Kuroko, apesar que acredito que uma certa qualidade básica deve ser atingida para causar essa sensação no telespectador, ou seja, não são todos os animes de esporte que conseguem passar essa vontade de torcer por um time, apenas o que possuem um mínimo de qualidade.
O anime no geral me agradou, tendo apenas dois jogos realmente emocionantes para mim, [SPOILER] o jogo entre Seirin e Shutoku e o último jogo, do Kise (Kaijo) contra o Aomine (Touou), no último o tive pra quem eu torci perdeu -.- [SPOILER]. Cheio daquelas habilidades só possíveis em desenho, com lançamentos de bola com os jogadores fazendo posições de yoga no ar, bolas de 3 pontos à rodo, e super saltos ornamentais,  tudo isso pra mim é bem interessante, gosto bastante dessa coisa mirabolante nos animes esportísticos, quando ele já se propõe a seguir esse caminho desde o começo, o que pelo que sei não me parece ser o caminho que Slam Dunk segue (a série super cultuada de basquete, que já foi citada alguns parágrafos atrás, que dispensa os comentários de alguém que só leu o primeiro volume do mangá, é considerado por muitos o melhor mangá de esportes já feito, ou seja vale dar uma conferida).
Sem me alongar e ser repetitivo, Kuroko no Basket é um bom anime de esporte, nada de muito extraordinário, lembro que me animava muito mais vendo os jogos de tênis no Animax, mas vale a pena assistir, 25 episódios, e que provavelmente terá uma outra temporada. Espere encontrar personagens medianamente cativantes, sem nenhum profundamento psicológico muito grande, algumas boas risadas, momentos de angústia e surpresa, ótimas aberturas dançantes e encerramentos de mesma qualidade, até mesmo uma trilha empolgante durante o jogo, uma leve vontade de levantar da cadeira e praticar algum esporte
o que passa rápido, não se preocupem e até um cachorro fofo.
Levem em consideração que as conclusões que cheguei nesse post quanto aos anime de esporte são baseada nos únicos dois que eu vi, os que foram citados aqui, ou seja, se falei besteira encham meu saco nos comentários, me mostrem a verdade! kkkk
É isso, até o próximo post, sobre qualquer coisa de última hora que eu conseguir pesar. E não sei se vocês perceberam mas no parágrafo de cima eu chamei vocês pra comentarem, então podem ir em frente. E fiquem com mais algumas imagens de Kuroko no Basket.

Nenhum comentário:

Postar um comentário